06 novembro 2017

O café, uma via de mão dupla.



Está estampado no nome do blog o apreço que tenho pelo café, sendo ele uma das bebidas indispensáveis na minha vida, pois em um dia normal ou estressante a minha boa e velha caneca de café sempre estará presente - alguns dizem que eu tomo que nem coca cola pelo fato do copo ser sempre cheio - e eu nunca dispenso um bom cafezinho. Porém parei para pensar, seria o café uma via de mão dupla? Porque temos iminentes alguns benefícios, mas e os seus malefícios são externados com eficácia?


Muitos conhecem o café como uma bebida revigorante e essencial para os cafés da manhã, mas poucos sabem que o café teve origem na Etiópia, em 1.000 d.C, e era utilizado por pastores apenas para alimentação dos rebanhos durante longas viagens, logo depois um pastor da Absínia chamado Kaldi resolveu levar o fruto que estimulava os rebanhos a um monge que fez uma infusão e logo perceberam sua eficácia.


 Digamos que ao partimos da linha de raciocínio que o café é uma via de mão dupla devemos analisar os seus benefícios e malefícios ao ser humano. E claro quem o toma desregradamente terá algumas complicações.


Segundo o Dr. Charles Schwambach “O consumo moderado de café (duas a quatro xícaras ao dia) exerce efeito na prevenção de doenças como depressão, cirrose hepática, doença de Alzheimer, asma, diabetes tipo 2, cálculos biliares, câncer de intestino, alguns tipos de dores de cabeça, doença de Parkinson. Previne o consumo de drogas e álcool. Melhora a atenção e desempenho mental. Contém vitaminas, sais minerais, antioxidantes que combatem os radicais livres e cafeína, a principal amina ativa do café, que é absorvida rapidamente e chega ao cérebro em cerca de 20 minutos após a ingestão, onde age aumentando a influência do neurotransmissor dopamina”.


Como você pode ver são diversos os benefícios, e até dá um alívio a nós que não ficamos sem tomar, mas devemos sempre manter a vigilância sobre a quantidade que tomamos, pois pode ser que nos gere alguns problemas.


Os malefícios por sua vez, trazem um certo senso de cuidado para aqueles que ingerem quantidades maiores que seis xícaras, ou seja, do consumo exagerado podendo gerar o enfraquecimento do organismo, perda de vitaminas e minerais, e também o efeito diurético - que é o aumento da eliminação de sódio e água pela urina.


Claro que sobre o assunto temos muito mais o que discutir, porém a informação já basta para ser divulgada e também para nós amantes de uma boa xícara de café, tomarmos cuidado com a nossa saúde acima de tudo.
 


Fontes:

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial