15 janeiro 2018

Um Útero é do Tamanho de um Punho, Angélica Freitas.


  "Em seu segundo livro, a gaúcha Angélica Freitas reúne 35 poemas marcados por uma visão crítica extremamente original, animada por um humor que deixa o leitor em suspenso entre a seriedade e o riso. Os versos precisos revelam o domínio da poeta sobre a linguagem.
  Um útero é do tamanho de um punho tem a mulher como centro temático: procurando definir que figura feminina é essa que nossa cultura trata de desenhar e que se desconstrói incessantemente, a autora questiona de um lado o mundo, de outro a própria identidade."
 Um Útero é do Tamanho de um Punho  96 Páginas – Cosac Naify – Angélica Freitas – Ano 2012.



                                                     Resultado de imagem para um utero é do tamanho de um punho 
  

   Há quem diga que não existe mais diferença no tratamento entre homens e mulheres nos dias de hoje.  
  Com um humor ácido, a poetisa gaúcha Angélica Freitas nos traz reflexões acerca do papel feminino na sociedade contemporânea.



  Os poemas de Ribeiro denunciam e ironizam várias situações vividas pelo gênero feminino ainda nos dias hoje, onde muita gente acredita que há igualdade entre os sexos.


"o que será que ela quer
essa mulher de vermelho
alguma coisa ela quer
  pra ter posto esse vestido"


 Dividido em 7 partes, temos textos que exploram o cotidiano e vão da desigualdade e do preconceito de gêneros (inclusive sobre transexualidade) ao empoderamento. É sobretudo um discurso de mulher pra mulher.

  A autora consegue estabelecer com a leitora (sim, pois se você for homem, não vai se identificar mesmo) um diálogo bacana que nos aproxima dela e de certa forma, umas das outras.


Ah, referências...

  Seu corpo é seu? O que você tem perdido/ganhado/vivido simplesmente por ser mulher?

  Recomendo pela reflexão, pelas risadas (e lágrimas) e por se tratar de um grito (na verdade o livro é tão leve que está mais pra um sussurro) de igualdade de mulher brasileira pra mulher brasileira.
  Pro inferno com os padrões!

Marcadores: , ,

4 Comentários:

Às 18 de janeiro de 2018 às 03:41 , Blogger Nana Barcellos disse...

Oi Eduarda,
Gostei bastante da proposta da autora e de seus poemas.
Comecei a repará-los mais depois de descobrir os da Rupi.
Aqui também os assuntos são bem interessantes e importantes, e me soam mais específico para uma leitora feminina mesmo. Espero gostar. Adorei a dica e sua resenha.

P.S.: A Ali Liebert é muito fofa né? Feliz por ela ser protagonista também. Eu assisti um dela, achei engraçadinho foi o Autumn in the Vineyard com a Rachael Leigh Cook, a Ali faz a melhor amiga dela, mas na continuação ela nem apareceu. E você falou do Antonio Cupo, ele sumiu dos filmes da Hallmark né? Até o Christopher Russell tb, não anda fazendo mais. Aqueles da Reeser que vc mencionou, vou caçar e fazer um post futuramente, ainda não vi aqueles.

bjs
Nana - Canto Cultzíneo

 
Às 18 de janeiro de 2018 às 10:37 , Blogger Eduarda Graciano disse...

Os poemas são bem interessantes. Alguns meio "tapa na cara" também.
Menina, ele sumiu mesmo... e o Antonio Cupo é meu muso da Hallmark, aff... ♥ sou xonada nele! Fiquei surpresa de vc nunca ter visto Love at the Thanksgiving Day Parade, acho que é famosinho. O outro nem tanto e acho que gosto ainda mais. Esse Autumn in the Vineyard eu não vi ainda mas também tá na minha lista.
Assista os que te falei sim, vou adorar ler o que achou!
Com o Christopher Russell eu ainda não vi nenhum acredita? Já vi em filmes que não são da Hallmark, mas não como prota. Que gato ele é tb né?

Bjss

 
Às 21 de janeiro de 2018 às 23:59 , Blogger Miriã Mikaely disse...

Oi, Eduarda. EU acho muito importante que obras assim estejam ganhando espaço na literatura, até porque a desconstrução do papel da mulher na sociedade é importante para que o empoderamento feminino possa cada vez mais existir. Só não sou fã de poesia, senão eu com certeza leria a obra.
Beijos
http://www.suddenlythings.com/

 
Às 28 de janeiro de 2018 às 21:39 , Blogger Eduarda Graciano disse...

Sim. Esse livro traz bem isso... e ainda dá aquela cutucadinha básica. Eu adoro poesia mas nesse quesito esse livro tb não foi dos meus favoritos não. rs
Bjss

 

Postar um comentário

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial