30 setembro 2014

Leitores Fantasmas - Victor N. Souza



Olá pessoal!

  Lhes apresento, mais uma idéia que tive de expressar todas as minhas opiniões e as vezes até postar meus textos por meio do blog e então fica ai uma brecha para uma nova forma de produzir conteúdo no blog. Vamos lá.

   Muito se tem discutido a questão da falta do hábito de leitura. Será que tem uma forma de incentivar o hábito de leitura? Será que as pessoas se deixam influenciar com um simples projeto, arquitetado para o incentivo da leitura?

Leitores fantasmas hoje em dia, parece ser um fato comum para algumas pessoas. Mas sim, eu acho que é possível; As vezes do nada, podemos começar a ler um livro que nos interesse e assim você se interessar por mais livros e mais temas que só pela premissa prende o leitor. Eu tenho um exemplo, me orgulhei bastante:
"Um amigo meu, ficou sabendo que eu tinha um blog literário e pediu o link, eu passei, e no momento em que ele viu o blog (assim ele descreveu) se sentiu inspirado, disse que é estimulante e criativo e que ao mesmo tempo aguçou a criatividade dele. E eu fiquei feliz. Por meu trabalho estar sendo inspirador. E assim ele passou a ler livros."
Então, eu acho sim, possível, que por incrível que pareça eu comecei a ler por um projeto, então, acho que nada nessa vida é impossível."

 Projetos são um meio, um meio não, uma alternativa, para o incentivo a leitura. Existem vários projetos que muitas das vezes, estimulam a pessoa, por exemplo:
"Minha tia, é coordenadora de uma escola e ela está com um projeto de leitura, no qual eu estou participando, logo vocês vão saber detalhe,e, ela montou um projeto de invejar. Ela irá pegar os livros e embrulhou todos em papeis de presente e irá dar aos alunos. Fica ai, uma tensão no ar não é? Mas ai também tem um ponto importante que é a parte da sala de leitura, onde estamos organizando e decidimos, colar fotos de autores nacionais no quadro,e nas mesas colocar um trecho de seu respectivo trabalho para eles compararem com as fotos, ai já entra a parte da interpretação."
Eu achei estimulante, e bem criativo da parte dela."

  Os leitores fantasmas são leitores que nem se quer existem por isso, esse título ao artigo. Acho que isso também pode representar o vazio que a literatura tem nos dias atuais, a desvalorização que ela tem, por parte de ALGUMAS pessoa, não todas, claro. Creio que eu deveria, de fato ressaltar ai, essa parte para deixar tudo mais claro e compreensível. 

  Em suma, todos os fatos apresentados aqui neste artigo tem um único objetivo, estimular a leitura, mas sendo isso a minha opinião, creio que por hora, pelo menos, você pode não se interessar pela minha escrita. Leitores fantasmas são estão representados nesse artigo, visando também alguns pontos em que podemos ressaltar do incentivo a leitura e alguns exemplos que citei. 

Em meio a tudo isso fica ai mais uma idéia que eu tive de trazer sempre as minhas opiniões por meio de um artigo ou até mesmo falando um texto onde disponibilizarei minhas idéias e todos os conceitos, e desenvoltura de todas as minhas idéias ao decorrer ai do texto. Fica ai uma brecha para você me apresentar também suas idéias quanto ao meu texto e etc. 
Espero que vocês tenham gostado, até sexta!
Tchau-Tchau!

8 Comentários:

Às 30 de setembro de 2014 às 21:21 , Blogger Joice Ol. disse...

Aonde eu desligo o botão de ideias ? haha, parabéns Vitrola, só coisas boas no blog em?

Beijos
intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

 
Às 1 de outubro de 2014 às 13:20 , Blogger Ana disse...

Um projeto bem pensado e trabalhado é garantia de conquistar pessoas para o hábito de leitura. Mas é trabalho de formiguinha mesmo! :)

 
Às 1 de outubro de 2014 às 13:24 , Blogger Unknown disse...

Não sei Joy! Idiota. u.ú Obrigado. Que bom que gostou. Beijoooos.

 
Às 1 de outubro de 2014 às 13:25 , Blogger Unknown disse...

Realmente minha grande amiga! Pois é.

 
Às 3 de outubro de 2014 às 09:16 , Blogger Carolina Inthurn disse...

Oi Victor :)

Eu palestrei em uma escola sobre o meu blog faz pouco tempo e quando perguntei, para uma turma de 8° série, média de 20 alunos, se algum tinha o hábito da leitura, nenhum levantou a mão. NENHUM! A princípio aquilo me assustou pra caramba! Depois eu fui conversando com eles e descobrindo que o problema é: Nenhum ainda leu seu livro favorito, não descobriu o gênero favorito. Por isso, quando lê um livro que desagrada, acha que todos são assim.
Suas ideias estão ótimas, e o projeto da sua tia é demais!

Beijos
http://www.estantedasfadas.com.br/

 
Às 3 de outubro de 2014 às 10:17 , Blogger Unknown disse...

Oi Carol!

Eu vi algumas fotos na sua página, pior que este realmente é o problema! O gênero favorito tem um valor para o inicio da vida de leitor que só nós leitores sabemos! Eu estou feliz que você tenha gostado das minhas idéias.
Obrigado mesmo.

Beijinhos.

 
Às 3 de outubro de 2014 às 13:45 , Blogger Daniel Santos disse...

Concordo plenamente! A leitura deve ser estimulada (e aprimorada, hehehe)... O problema de muitos leitores por aí a fora, é que eles leem, mas não se dão o trabalho de incitar o hábito da leitura em quem não tem o mesmo...

Daniel Santos | Cabana Literária
www.cabanaliteraria.tk

 
Às 3 de outubro de 2014 às 16:37 , Blogger Unknown disse...

É isso ai Daniel! rsrsrsrs

 

Postar um comentário

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial