23 dezembro 2014

Toda Poesia - Paulo Leminski.


Olá meus caros leitores!
E na postagem dessa terça-feira maravilhosa, trago a vocês a resenha do livro "Toda Poesia - Paulo Leminski ", finalmente não? Faz alguns meses que eu estou lendo esse livro e por ele ser um ótimo livro eu o li vagarosamente porque eu não queria que ele acabasse, e infelizmente, ele acabou, que pena.

Acho que esse livro, sendo ele de poesia ele não tem uma premissa, apenas um comentário do que a poesia do Leminski promove. Então vou colocar a frase que está no verso da capa.


"Acaso é este encontro
mais do que um sonho que eu te conto
ou mais um poema que eu faço?" 


Como eu já havia dito na introdução da resenha, este livro é um daqueles que você nunca quer terminar e eu o li, muito, muito, vagarosamente e até que chegou à este triste final. E eu devo admitir esse livro é muito, muito bom. A capa é linda demais, aquele bigodinho destacado na capa da um destaque e tanto não? Fora a cor um laranja quase NEON. 


A Diagramação de cada poesia, é de vezes maravilhosa porque eu particularmente não encontrei erro algum no meio disso tudo, a não ser a escrita de antigamente aqui no Brasil, mas isso não importa, porque na minha opinião ela devia ser mantida porque foi assim que a obra original foi escrita, então não tinha nem que, nem porque mexer na escrita. Fiquei abismado com algumas poesias que ficaram maravilhosas.


Razão de ser
"Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
                      Preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
                  Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
                Lembram letras no papel,
quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?"


Eu selecionei algumas poesias por meio de poust-it coloridos e bom ficou mais ou menos assim:

"Vermelho: Favoritos

Laranja:  Legais

Verde: Diferentes
Azul: Diferenciado dos diferentes
Amarelo: Destaque."


E bom é claro que vou lhes trazer mais algumas das poesias, e irei destacar em algum lugar a cor para que vocês possam identificar ai, a que parte pertence.


Nem toda hora
É obra 
Nem toda obra
é prima
algumas são mães
outras irmãs
algumas
clima



As coisas 
não começam 
com um conto
nem acabam com um •



O livro é um dos melhores de poesia que eu já li, em toda a minha vida. No inicio ele para mim iria ser tipo aqueles livros de escola, chato e enjoativo de ler, mas foi uma leitura tão leve e boa de se ler que eu simplesmente não quis que houvesse um fim rápido, daí eu comecei a ler outros livros e a deixar essa leitura pausada para que quando eu voltasse eu já resenhava ele e seguia o caminho. 

Esse livro entra para as minhas concupiscências, porque um livro lindo desse, completo e com a diagramação ótima o que se pode querer mais? Então qual pode ser a sua classificação? 5 Estrelas e um coração (FAVORITO).

Autor: Paulo Leminski
Gênero: Poesia
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 424

Marcadores: ,

10 Comentários:

Às 25 de dezembro de 2014 às 13:30 , Blogger Sam disse...

Adentrei a pouco tempo no mundo das poesias com influências do meu avó. Acho que minha próxima leitura será do Leminski.
Resenha muito boa.
Abraços e boas festas.
http://blog-leiturasfemininas.blogspot.com/

 
Às 25 de dezembro de 2014 às 14:41 , Blogger Carolina Inthurn disse...

Oi Victor, tudo bem?

Eu simplesmente amo as poesias do Leminski! Quero muito ter a oportunidade de ler esse livro em breve. Sua resenha só aumentou minha vontade! As fotos estão lindas também.

Beijos
http://www.carolice.com/

 
Às 25 de dezembro de 2014 às 17:19 , Blogger Unknown disse...

Olá Carol, tudo sim e como vai você?

Cara, é demais! Não tenho as palavras exatas que descrevem a paixão e domínio das palavras que o Leminski tem, cara é surreal. Eu amei a obra, tenho quase certeza de que vai amar também. Obrigado hahaha!

Beijinhos.
Victor N. Souza| Administrador do blog Victor Reads

 
Às 25 de dezembro de 2014 às 17:20 , Blogger Unknown disse...

Eu também adentrei a pouco, e devo confessar que foi por meio desse livro. É como eu sempre digo, um livro puxa outro e assim a gente pega gosto pelo gênero ou melhor mais paixão pela leitura de vários gêneros. E cara é demais mesmo. Leia, creio que irá gostar!

Beijinhos.
Victor N. Souza| Administrador do blog Victor Reads

 
Às 26 de dezembro de 2014 às 11:48 , Blogger Carol Cristina disse...

Oi Victor, nunca li nada desse autor, mas parece ser muito bom, minha amiga tbm leu esse livro e foi só elogios q nem vc ;) Adoro poesia!
Beijos
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

 
Às 30 de dezembro de 2014 às 10:56 , Blogger Unknown disse...

Oi Carol! Cara leia, eu super recomendo.

BEIJOS.
Victor N. Souza| Administrador do blog Victor Reads

 
Às 30 de dezembro de 2014 às 14:26 , Blogger Unknown disse...

Adorei a resenha, não sou lá fã de poesias, mas me interessei bastante nesse livro de tanto que todo mundo fala dele hahaha
Beijos | http://curtindoavidalendo.blogspot.com.br/

 
Às 30 de dezembro de 2014 às 20:03 , Blogger Unknown disse...

É um ótimo livro. Cara como eu sempre digo um livro puxa o outro e quem sabe esse livro não lhe abra mais portas?

Beijos
Victor N. Souza| Administrador do blog Victor Reads

 
Às 6 de janeiro de 2015 às 12:52 , Blogger Raquel disse...

Adorei a resenha, você é super organizado classificando tudo com poust-it ;)

Beijokas da Quel ¬¬
Comentários: Literaleitura

 
Às 6 de janeiro de 2015 às 16:10 , Blogger Unknown disse...

Cara todos falam isso hahahaha e Obrigado <3

 

Postar um comentário

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial