22 junho 2017

Reler faz bem!




 Oi todo mundo!

 Você já teve uma vontade de reler alguns livros que te marcaram? Enquanto fazia a faxina nas prateleiras? Enquanto escolhia a leitura da vez se deparou com aquele livro que te faz lembrar de como se divertiu lendo ele? – É você não é o único – Talvez a releitura de determinados títulos não seja tão ruim, mas logo os advirto, cuidado com a ressaca literária, demorei bastante pra sair dela, procrastinação são os primeiros indícios.

 Atualmente estou relendo a saga de Harry Potter – resenha de releitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal, clique aqui - que por sua vez me abriu as portas do mundo literário e me trouxe uma nova visão sobre o valor que os livros tem. Estou sentindo novamente as sensação que senti quando li pela primeira vez, a cada capítulo, a cada frase relida ou lida – que talvez eu tenha deixado escapar – eu sinto que a magia de Harry Potter nunca vai morrer.

 Reler não é simplesmente ler novamente uma determinada obra, e sim reviver sensações, trazer à tona sentimentos bons qual você já vivenciou. Lembre-se a sensação só não será a mesma se as lembranças forem desagradáveis e se por acaso a leitura não tenha sido de seu agrado, mas se você quiser realmente reler um livro que leu em épocas erradas, certifique-se de que está preparado, lendo resenhas antes - afinal elas são ferramentas que nos dão uma boa base no que realmente queremos ler.

 Tenho uma demanda de livros para ler de autores e editoras parceiras e também os livros da faculdade, mas eu resolvi encarar a releitura como um desafio, não um desafio impossível, mas sim possível que talvez desperte algo que eu sentia lá em 2014 logo que comecei as atividades do blog, confesso que eu era bem mais assíduo em tudo, porém agora recuperado de uma ressaca daquelas dos livros mais sem sentidos que já li, voltei com tudo e não posso negar que a assiduidade continua.


 Você só rele porque sente que ainda precisa extrair algo sobre aquele livro, seja sensações, emoções ou até mesmo reflexões, você apenas segue seu extinto quando reinicia uma leitura.


Marcadores:

12 Comentários:

Às 23 de junho de 2017 às 01:31 , Blogger Diego disse...

Olá, Victor! Tudo bem?
Reler é bem interessante sim, a gente não só revive sensações como podemos perceber um novo olhar - talvez mais maduro - e até descobrir novas coisas implícitas na história. É um exercício de descoberta que vale a pena. Infelizmente nem sempre temos esse tempo, mas vale a pena.
EU mesmo sempre me pego lendo Alice no país das maravilhas e amo forte.

Abraço.
Diego, Blog Vida & Letras
www.blogvidaeletras.blogspot.com

 
Às 23 de junho de 2017 às 08:46 , Blogger Unknown disse...

E ai Diego! Tudo tranquilo e você?

Exatamente, essa sua definição sem dúvidas também é um dos principais dos porques se reler livros.

Ainda não tive a oportunidade de ler Alice no Pais das Maravilhas, mas vou ler algumas resenhas e procurar ela no seu blog rsrs


Grande abraço,
Victor N Souza
www.cafeidilico.com

 
Às 23 de junho de 2017 às 11:15 , Blogger Kamilla Evely disse...

Oi Victor, tudo bem?
Eu raramente releio livros, por que tenho vários na estante ainda não lidos. Mas admito que quando o faço é tão gostoso, sempre escolho os livros que me marcaram e foram sensações tão maravilhosas. Tenho vontade de reler Harry Potter, há um tempo atrás até tentei, mas não estava muito no clima (na verdade, não tava com muito clima pra nada, é a tal da bendita ressaca que tava por aqui também rs).
Adorei sua postagem :)
Beijos

www.lendoeapreciando.com

 
Às 23 de junho de 2017 às 12:01 , Blogger Unknown disse...

Oi Kamilla!

*Saudades de suas visitas aqui no blog* rsrsrs

Olha eu também raramente os leio e confesso que isso antes me causava uma baita de uma ressaca literária, mas acredito que mais uma vez a magia de HP fez magica, pois está fluindo bem o projeto me dando até disposição para outras leituras.

Obrigado pela visita!

Grande abraço!

 
Às 23 de junho de 2017 às 12:07 , Blogger Dark Books disse...

Eu não possuo o mínimo custume de reler meus livros, mas sabe que você me deu uma ótima idéia, porque viver apenas uma vez em mundos que posso viver de novo e de novo? Tenho muita vontade de reler o primeiro harry potter, reviver o início da saga novamente e me encantar com suas primeiras frases. Abraços!

Evandro - Dark Books

 
Às 23 de junho de 2017 às 12:13 , Blogger Unknown disse...

Talvez seja bom sair dos padrões e reler novamente um livro que mexeu verdadeiramente conosco, eu segui isso e está sendo muito bom!

Obrigado pela visita Evandro!

Grande abraço,
Victor N Souza
www.cafeidilico.com

 
Às 25 de junho de 2017 às 09:22 , Blogger Carol Cristina disse...

Oi Victor!
Sim, reler faz muito bem!
Tem taaantos livros na minha estante que eu olho e sinto vontade de reler... Mas as novas leituras sempre chamam mais. Preciso de mais tempo! Kkk
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

 
Às 26 de junho de 2017 às 14:52 , Blogger Unknown disse...

Oi Carol!

É bem interessante quando se tem esta vontade mesmo que não o faça imediatamente, acredito que no tempo certo dará tempo - que por sinal é nosso maior inimigo - e a releitura vai ser bem mais aconchegante!

Grande abraço,
Victor N Souza
www.cafeidilico.com

 
Às 29 de junho de 2017 às 10:38 , Blogger Jéssica Burgos disse...

Olá Victor, tudo bom?

Acho a releitura de um livro super válida, revisitar um mundo que te cativou é importante e sempre nos traz algo novo. Pretendo reler alguns livros em breve, assim que a pilha abaixar um pouquinho hehehe

Um abraço!
Jéssica Burgos - https://clubedofarol.blogspot.com.br/

 
Às 29 de junho de 2017 às 11:16 , Blogger Unknown disse...

Oi Jéssica!

Pois é aprendi isso recentemente e estou adorando estas revisitações são bem estimulantes! Boa sorte com as novas leituras.

Obrigado pela visita!!!

Grande abraço,
Victor N Souza
www.cafeidilico.com

 
Às 3 de julho de 2017 às 12:41 , Blogger Ler para Divertir disse...

Oi
Eu gosto muito de reler livros, Orgulho e Preconceito de Jane Austen Eu já li quatro vezes, só não releio mais livros porque não tenho tempo nem de ler aqueles que ainda estão na Minha estante, mas poderia te passar uma lista de livros que gostaria de reler.
abraços
Gisela
www.lerparadivertir.com

 
Às 3 de julho de 2017 às 13:40 , Blogger Unknown disse...

Oi Gisela!
É muito bom reler os títulos ainda mais aqueles que gostamos muuuuuito! o tempo também é meu inimigo, talvez ele seja o maior vilão de todos os tempos na vida de um (a) leitor (a).

Grande abraço,
www.cafeidilico.com

 

Postar um comentário

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial