16 setembro 2016

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, Benjamin Alire Sáenz


Olá pessoal!
Nesta semana vim resenhar um livro que li assim, absurdamente rápido, principalmente por ele ter me envolvido de uma forma diferente. Que no caso que eu me lembre do último que me envolveu assim, foi  Os Mentirosos.

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Havia um universo mais do que profundo dentro de Aristóteles, ou melhor, Ari. Era um menino bom de briga, contudo gostava muito de ficar só e imaginar o porquê seus pais nunca falavam de Bernardo, seu irmão que esta preso. Este era seus pensamentos favoritos qual compartilhava apenas com seu diário. Este universo é um dos maiores para ele. O silencio de seus pais.
“Me peguei várias vezes repetindo baixinho: “Meu irmão está preso, meu irmão está preso, meu irmão está preso”. Queria sentir essas palavras em meus lábios ao pronuncia-las em voz alta. (...) Página 111”.


Em um dia entediante de verão, ele conhece Dante na piscina. “Se você quiser, eu te ensino a nadar – Dante disse”. Isso parece engraçado, afinal conhecer um amigo assim é um tanto inusitado, mas deu certo, viraram grandes amigos. Suas famílias tinham uma comunhão um tanto chata na visão dos dois, pois eram muito apegadas. Isso era bom.

“Naquela tarde, aprendi duas palavras novas. “Inescrutável”... e “amigo”. “As palavras ficam bem diferentes quando passam a morar dentro de você” Página 42.”.

As vezes eu tento pensar igual Ari, mas ele sempre foi um personagem muito profundo eu não conseguiria desvendar os segredos do universo dele, não mesmo. Isso me frustra, porque particularmente é meu personagem favorito no livro e claro depois vem Dante e o sr. Quintana (pai de Dante).


Em 1987 Ari e Dante se consideram os garotos mais diferentes de El Paso. E por inúmeros motivos isso é verdade. Ao longo da história, em meio as adversidades, o que podemos ver é a amizade de dois garotos fortalecer. Laços de amizade e de família.

Nunca havia lido Benjamin Alire Sáenz, contudo ao ler pude entender a riqueza de conhecer novos horizontes. É um livro magnífico com capítulos rápidos e com uma diagramação impecável.  Amei a capa, contudo só fui entender o porque dela no meio do livro, após o clímax. É realmente um universo a parte, qual você consegue conhecer os segredos do universo com os garotos e isso é maravilhoso. Temos capricho em tudo. Principalmente em relação aos personagens são muito bem construídos, com caráteres bem fortes e que curiosos.


Contudo, ressaltando aquela palavra “nem tudo são flores” achei que o desfecho da história faltou algo e com certeza não é algo pequeno, pois ficou um rombo na história. Senti um que de raiva ao acabar a história, por esse motivo. Isso perdeu dois pontos comigo. Mas apesar da história parecer incompleta, eu super recomendo para os amantes de Jovem Adulto.
Realmente impressionante ler em palavras a descoberta do universo.


Livro: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do universo
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas: 392
Skoob: Adicione
Compare e Compre!

Obrigado por acompanhar o blog! Caso haja alguma sugestão deixe nos comentários. Você também pode me encontrar em minhas redes sociais. 



Marcadores: ,

1 Comentários:

Às 20 de setembro de 2016 às 18:31 , Blogger Andressa Lima disse...

Confesso que, em uma leitura rápida do título, pensei que o livro seria mais uma biografia combinada de Aristóteles e Dante Alighieri. Mas gostei do trocadilho e dessa proposta da descoberta do universo a partir de uma descoberta de si. Parabéns pela resenha.

Até o próximo post,
Andressa Lima | Revista Por Dentro

 

Postar um comentário

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial