14 agosto 2018

Uma Vida Interrompida, Alice Sebold.




“A história de Susie Salmon, quando começa a se desvelar na sua frente, faz os compromissos, assim como os amigos, a família, a fome, o sono e até o celular tocando, parecerem bem pouco interessantes e menos urgentes. Os ossos do título em inglês não são os restos de Susie, a menininha que conta a história depois de morta. São a estrutura sobre a qual a vida é construída. Outra audácia é a de colocar Susie Salmon no céu. Sim, é para cima que vai nossa protagonista. E é para baixo que ela olha, com olhos atentos, enquanto conta a história de sua família, agora traumatizada, de como seu assassino planeja os detalhes minuciosamente para não ser descoberto, de como a polícia não tem nenhuma pista sobre como chegar a ele. A partir daí ela conta que, por estar inconformada com sua morte precoce, e um tanto entediada com a vida no Céu, decidiu acompanhar como sua família, amigos e o próprio assassino continuaram suas vidas após a tragédia.” | Alice Sebold – Ediouro – 353 Páginas – Ano 2003 (Originalmente em 2002) – Literatura estrangeira, ficção, drama, romance, família, sobrenatural.





Susie Salmon tem 14 anos quando é estuprada e brutalmente assassinada por seu vizinho. Lá do Céu, tentando se adaptar a sua nova condição, ela observa a vida daqueles que foram direta e indiretamente atingidos por sua perda: seus pais, amigos, conhecidos e até mesmo seu assassino, e como eles vão tentar reconstruir sua vida após o crime que muda a história da antes pacata cidadezinha de Norristown, na Pennsylvania.


Eu sabia que conhecia essa história! Esse livro chegou até mim através do Livro Viajante do Skoob (uma iniciativa muito legal na qual as pessoas emprestam livros entre si) e eu me interessei, primeiramente, porque gosto muito do tema “pós-vida”. Que surpresa quando li no prefácio o título original: “The Lovely Bones” (algo como Os Ossos Adoráveis, na tradução literal) e na hora reconheci como o livro que foi adaptado em 2009 para o cinema e chegou ao Brasil com o nome “Um Olhar do Paraíso” (Paramount Pictures, 2009). Engraçado que vi esse filme na época do lançamento porque foi bastante premiado e me lembro de não ter gostado nadinha. Mas o livro...

Quase dez anos depois entrei em contato com a obra original e só posso dizer que é muito emocionante! Engraçado que, pelo que pude recordar, o filme é bastante fiel. Fiquei me perguntando se hoje eu não gostaria, mas depois de espiar o trailer tenho a impressão de que funciona melhor como livro mesmo.

O relato de Susie é marcado pela saudade que ela sente de sua família, da escola e, o que achei muito legal, de uma curiosidade sobre questões da adolescência das quais ela estava começando a se aproximar, como o primeiro amor, sexo, a visão de um futuro profissional. O fato é que agora tudo isso ficou no passado e a garota tem que se adaptar a sua nova “vida”.

O que mais gostei no livro foi a relação dela com os irmãos: Lindsey, de 13 anos, e Buckley, de 4. Me identifiquei, pois também tenho uma irmã próxima em idade e, assim como Lindsey e Susie, com uma relação marcada pelo companheirismo. As duas são melhores amigas e, querendo ou não, é nela que Susie passa mais tempo de olho, algumas vezes até invejando as experiências que a irmã passa a ter.

Enfim, não quero me alongar muito, só posso dizer que recomendo fortemente a leitura (chorei!) para quem gosta desse tema. Por vezes parece que estamos lendo um romance policial, mas não é disso que se trata. O livro é cheio de personagens muito interessantes – dois dos mais importantes, para mim, são Jack Salmon, o pai da Susie, e Ruth Connors, uma colega de classe dela que tem um “sexto sentido”. É muito bonito acompanhar a superação e amadurecimento de todos os personagens durante os anos. E, é claro, acompanhar a caça da polícia ao Sr. Harvey, o vizinho que na verdade é um serial killer. Se, e como ele é descoberto, vocês terão que ler pra descobrir! 



Marcadores: ,

2 Comentários:

Às 19 de agosto de 2018 às 22:12 , Blogger Unknown disse...

Oi Duda! Eu adoroooo o filme Um olhar do Paraíso, e não fazia ideia que havia um livro da história, agora estou morrendo de vontade de ler. Parabéns pela matéria! Beijo.

 
Às 27 de junho de 2019 às 11:03 , Blogger Ana disse...

Quero muito ler, deve ser incrível! Parabéns pela resenha! <3

Acessem: https://www.quartinhos.com.br/adesivo-de-azulejo

 

Postar um comentário

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial