04 agosto 2018

Extraordinário, R. J. Palácio.



“August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, ‘Extraordinário’ consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor”. | R.J Palácio – Editora Intrínseca – 315 páginas – Ano de Lançamento: 2012 – Gênero: Ficção, Infanto-juvenil, Literatura Estrangeira.


Extraordinário narra a história de August, um garotinho de oito anos que nasceu com uma síndrome genética que deformou seu rosto ainda na gestação. Já crescido e conformado com a sua situação, August é convencido pelos seus pais a ir à escola pela primeira vez, e enfrentar os olhares e os comentários maldosos que sempre cercaram a sua vida. 

Logo nos primeiros dias de aula, Auggie sabe que não será fácil, já que os outros garotos temem a sua presença e escolhem não se aproximarem dele por medo de "contraírem" a mesma síndrome. Mas em meio a crianças tão maldosas e preconceituosas, está Jake Will e Summer, que se tornam os melhores amigos de Auggie e companheiros de grandes aventuras.

O livro é separado por capítulos narrados por personagens diferentes, entre eles Olívia (Via) a irmã mais velha de August, que cresceu tendo que defender o irmão de pessoas más que consideravam o garoto uma aberração. Agora adolescente, Via sente o peso do ensino médio e dessa nova fase de sua vida, e decide que não quer mais ser considerada a "irmã do garoto deformado". É impossível não se emocionar com o drama enfrentado pela garota que demonstrar amar muito o irmão apesar de todas as complicações que ele trouxe para a sua vida. 

Em contrapartida, Auggie é sempre motivo de bullying e chacota em sua escola, mas escolhe não ser como as outras crianças e ao invés de revidar, ele é sempre gentil e amoroso com aqueles que o cercam. Divertido, emocionante e espirituoso. Extraordinário é além de tudo, uma lição de amor, respeito e generosidade, portanto termino com uma das frases mais reflexivas do livro: "Quando tiver que escolher entre ser gentil e estar certo, escolha sempre ser gentil".  


Marcadores: , ,

1 Comentários:

Às 7 de agosto de 2018 às 21:09 , Blogger Eduarda Graciano disse...

Ainda não li mas o filme... chorei do começo ao fim!

 

Postar um comentário

Obrigado pela visita! =] Volte sempre, com certeza teremos novidades quentinhas pra você!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial